Get your own Chat Box! Go Large!

Chat

quinta-feira, 31 de março de 2011

Cientistas descobrem "ruga" em anel de Saturno

NASA/JPL/Space Science Institute NASA/JPL/Space Science Institute

Cientistas dizem que "rugas" no anel C foram causada por cometas

Imagens feitas pela sonda Cassini sugerem que ondulação foi causada por nuvem de objetos

Imagens de Saturno, tiradas em 2009 pela sonda Cassini, permitiram aos cientistas verem que um dos anéis do planeta está enrugado. A ondulação provavelmente foi provocada, provavelmente pelo impacto de uma nuvem de objetos, revelou um artigo publicado pela revista Science. Uma equipe de pesquisadores liderada por Matthew Hedman, do Departamento de Astronomia da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, estudou as imagens captadas pela sonda em um período próximo ao equinócio do planeta dos anéis. Em agosto de 2009, explica o artigo, o Sol iluminou os anéis de Saturno e a luz evidenciou uma "ruga" que se estende por todo o anel C, o mais interior dos três anéis maiores em torno do planeta. "Esta ruga tem uma amplitude de 2 a 20 m e sua longitude de onda é de 30 a 80 km", diz o estudo. - As tendências do comprimento de onda da ruga indicam que esta estrutura, da mesma forma que outra ruga identificada anteriormente no anel D, resulta de uma regressão nodal diferencial dentro de um anel.


Os cientistas, que antecipam a hipótese de que isso ocorreu devido ao impacto, não visto da Terra, de um cometa, indicam que os anéis de um planeta podem funcionar como um gigantesco disco de longa duração que "grava" os efeitos de cada cometa que passa por perto. O estudo do sutil padrão espiral que esses cometas deixam em sua passagem permite que os cientistas "voltem a ouvir" a história de impactos muitos anos e décadas depois. Mark Showalter, do grupo Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI, na sigla em inglês), e seus colaboradores já tinham analisado os anéis de Júpiter, observados em 1996 e 2000, pela sonda Galileu, e, em 2008, pela Horizon, tinham notado ondulações inusitadas. As duas equipes mediram as propriedades dessas ondulações e as compararam com cálculos da possível evolução de tais estruturas, com o qual chegaram à conclusão de que as "rugas" nos anéis de Saturno e Júpiter foram causadas por cometas. Os escombros que resultaram dessas colisões inclinaram levemente os anéis dos dois planetas, segundo os cientistas, cujos cálculos indicam que as rugas no anel de Saturno provavelmente datam da colisão com um cometa em 1983, e as do anel de Júpiter ocorreram depois do impacto de um cometa em 1994.


Anatel aprova uso do iPad 2 no Brasil

Divulgação Divulgação Apple ainda não tem previsão de quando começará a vender os dois modelos

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) homologou, nesta terça-feira (31), as duas versões do iPad 2, com conexão Wi-Fi e Wi-Fi+3G. Documentos obtidos pelo sistema de gestão de certificação e homologação da agência revelam que os certificados foram emitidos hoje. Apesar da homologação, a Apple ainda não tem ideia de quando deverá começar a vender a segunda geração do tablet no país. Entre a homologação (31 de setembro de 2010) do primeiro modelo e seu lançamento, se passaram cerca de dois meses, mas o usuário só pode de fato comprar o produto em dezembro. Para homologar um produto para comunicação de voz ou dados, é preciso contratar uma instituição certificadora no país. Quem cuida dos produtos da Apple é o Instituto Brasileiro de Certificação (Ibrace).



Montanha-russa mais rápida do mundo imita circuito de Fórmula 1 e chega a 239 km/h

Reprodução Reprodução

Ponto de vista da equipe da Ferrari de vídeo feito na montanha-russa


Formula Rossa copia desenho de Autódromo de Monza e percorre 2 km em 92 segundos


Donos do parque de diversões Ferrari World de Abu Dhabi (capital dos Emirados Árabes) – o maior parque temático fechado do mundo – acharam um jeito de levar as emoções da Fórmula 1 aos seus frequentadores. Eles criaram a Formula Rossa, a montanha-russa mais rápida do mundo, que abriu suas portas em outubro no ano passado. A informação é do site Popsci. O brinquedo recria a experiência da F1 ao máximo. Os carrinhos, que imitam os da Fórmula 1, são lançados a 239 km/h ao longo de uma pista sobre trilhos de 2,09 km, cuja forma é inspirada no Autódromo Nacional de Monza, na Itália. Para atingir toda essa velocidade, a Intamin Amusement Rides, fabricante de Liechtenstein, usou um sistema hidráulico parecido àqueles usados para arremessar jatos para fora dos porta-aviões. A força é suficiente para que os carros percorram todo o trajeto em 92 segundos. Clique aqui e veja um vídeo do ponto de vista da equipe da Ferrari.





FONTE:R7

Ionara Ristow

Foto da modelo Ionara Ristow para o Bella da Semana






GATA ANTERIOR RAPHAELA MOREIRA




PROXIMA GATA GABRIELA CORREA Foto da modelo Gabriela Correa para o Bella da Semana